O QUE CAUSA INCÊNDIO EM UMA ESCOLA E AS RELAÇÕES DE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Fonte da imagem: https://blogdobarreto.com.br/em-meio-a-violencia-desenfreada-politicos-discutem-assuntos-que-nao-interessam-ao-povo/

Causa é aquilo que dá origem a alguma coisa. Consequência é o resultado de uma causa. Causa gera consequência. Portanto, em se tratando de uma escola, precisamos refletir sobre as relações de causas e consequências das políticas educacionais.

Iniciamos com a seguinte pergunta: o que causa incêndio em uma escola?

Seria o curto-circuito em algum aparelho? Não, isso é consequência da falta de uma política de adequação, manutenção e conservação das instalações elétricas.

Seria, então, a falta de responsável técnico? Não, isso é consequência das contratações (irregulares) de “amigos” dos gestores escolares.

Seria, então, incompetência da gestão? Não, isso é consequência da falta de democracia na escola: gestão pouco ou nada participativa e/ou ausência de eleição direta para diretor de escola.

Seria, então, irresponsabilidade do Conselho Escolar? Não, isso é consequência de o conselho possuir apenas caráter consultivo, e não mais deliberativo, além de ser cooptado pelo presidente nato do conselho – o próprio diretor.

Seria, então, falta de investimento? Não, isso é consequência da falta de um conselho deliberativo, cujo presidente seja de fato eleito por seus membros.

Seria, então, culpa do secretário, por não construir uma política de gestão democrática no chão das escolas? Não, isso é consequência de uma política da prefeitura que não admite liberdade de expressão dentro dos espaços escolares e/ou persegue professores por colocar cartazes, cujo senso crítico aponta contradições da ideologia neoliberal.

Seria, então, culpa do prefeito, por implementar a lógica neoliberal / meritocrática, não permitindo que a comunidade escolar reflita sobre seu próprio projeto político pedagógico (PPP). Não, isso é consequência da luta de classes, onde, nesse momento histórico, a correlação de forças não favorece aos trabalhadores.

Seria, então, falta de organização dos trabalhadores, por não rasgar o véu da alienação e contrapor a opressão da classe dominante? Não, isso é consequência das condições objetivas que condenam as massas priorizar seu tempo para a sobrevivência imediata e/ou morrer na guerra ao narcotráfico.

Seria, então, culpa de um estado que mata trabalhadores? Não, isso é consequência da política de segurança pública, que não consegue descobrir quem mandou matar a vereadora Marielle Franco.

Seria, então, culpa da Marielle? Não, de jeito nenhum, ela foi vítima desse sistema!

Seria, então, culpa do sistema capitalista, que mantém a escola pobre para pobres aceitarem a pobreza? É isso, encontramos mais do que a causa, adquirimos consciência política.

Esta entrada foi publicada em Desafios e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *